Notícias
Home Notícias Detran-PB esclarece sobre liberação de numeração de placas
'
PDF Imprimir E-mail
Escrito por Ascom Ter, 21 de Novembro de 2017 11:22

A direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) informa que a liberação da numeração final das placas de veículos é prerrogativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Detran apenas recepciona as faixas de placas liberadas pelo órgão regulador. A informação foi prestada com o objetivo de esclarecer aos proprietários de veículos que requerem o primeiro emplacamento com final do mês em curso.

Por conta da política adotada pelo Denatran, de só repassar nova sequência de placas quando extinguir o estoque do Detran-PB (atualmente com mais de 90.000), os novos emplacamentos estão sendo feitos com terminação 3, o que acarretará o pagamento de 2/12 avos do IPVA, referente ao mês de novembro, e o consequente novo desembolso no início do próximo ano. 

Com a finalidade de tentar solucionar o problema e evitar transtornos aos condutores, a Superintendência do Detran da Paraíba enviou ofício ao Denatran solicitando “os bons préstimos de liberação de finais de placa, a fim de solucionar a problemática apresentada e evitar que o veículo que seja registrado no último mês do ano tenha que ser licenciado novamente no mês seguinte”. 

O fato é que a placa com final zero atende aos meses de outubro, novembro e dezembro, período em que há uma maior procura por parte dos condutores. Assim, quem pagar o primeiro emplacamento agora, obrigatoriamente terá que fazê-lo novamente, em breve, para o exercício de 2018. Consequentemente, o licenciamento seguinte só será pago um ano depois.