João Azevêdo entrega Ciretran, sistema de dessalinização e autoriza esgotamento em Juazeirinho

publicado: 25/05/2019 20h24, última modificação: 25/05/2019 20h24
Governador destacou a satisfação de entregar obras importantes e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da região

O governador João Azevêdo entregou, neste sábado (25), em Juazeirinho, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e o sistema de dessalinização do sítio Alto Grande. Na ocasião, o gestor também assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do município e recebeu o título de cidadão honorário de Juazeirinho da Câmara Municipal da cidade.

Na solenidade, o governador destacou a satisfação de estar em Juazeirinho para entregar obras importantes e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento da região. “No mês do Maio Amarelo, a Ciretran está chegando ao município para prestar todos os serviços envolvendo o trânsito. Além disso, a obra de esgotamento sanitário promove inúmeras alterações na relação de convivência e de urbanidade e impacta na qualidade de vida e na saúde do cidadão”, frisou.

Ele também aproveitou para garantir a construção da estrada que vai ligar Juazeirinho a Santo André. “Eu sei que o cidadão que sai do Sertão e precisa ir para o Cariri tem que ir até a Praça do Meio do Mundo, e com a estrada, nós vamos reduzir em mais de 70 km o percurso. A nossa missão é interligar regiões e diminuir distâncias, fazendo com que o cidadão chegue mais rápido e que regiões economicamente importantes tenham uma relação mais fácil de comércio”, completou.

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Agamenon Vieira, destacou que o órgão trabalha para desobstruir os grandes centros e garantir maior comodidade aos condutores de veículos. “O público dessa região terá um atendimento melhor e mais próximo de sua residência, a partir da próxima segunda-feira. Juazeirinho é uma cidade polo e os motoristas da região poderão comparecer à Ciretran para serem atendidos com os serviços oferecidos pelo Detran, a exemplo de vistoria, troca de carteira de habilitação e transferência de propriedade; a nossa intenção é evitar que os motoristas enfrentem grandes filas e se desloquem para uma distância maior, como João Pessoa e Campina Grande”, pontuou.

O prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias, afirmou que o Governo do Estado tem assegurado serviços essenciais para o município. “Além de sermos sede de comarca, de termos uma Casa da Cidadania, que oferece um ótimo serviço à população, nós passamos a ter agora a Ciretran, que fará com que os motoristas não precisem mais se deslocar a Campina Grande para emplacar os carros ou tirar a carteira”, comentou.

O deputado estadual Genival Matias também agradeceu às ações da gestão estadual em Juazeirinho. “O nosso município conquista hoje grandes avanços e só temos que agradecer ao governador por essa iniciativa, por olhar para a nossa região, que é tão sofrida, mas que o Governo, por meio de suas ações, vem trazendo desenvolvimento e geração de emprego e renda”, destacou.

A Ciretran atenderá a vários municípios adjacentes, beneficiando uma população de mais de 92.500 habitantes. Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do município, que cedeu e restaurou o prédio localizado na Rua Professora Josefa Neta, S/N, Centro, o novo órgão vai prestar atendimento aos usuários dos municípios de Soledade, Assunção, Boa Vista, Cubati, Junco do Seridó, Livramento, Olivedos, São Vicente do Seridó, Taperoá e Tenório. Com uma frota em torno de 18 mil veículos, entre carros e motos, a nova Ciretran possibilitará que a população usufrua dos novos serviços sem a necessidade de se deslocar para outras regiões.

Sistema de esgotamento sanitário - Consiste na instalação de 8.317 metros de rede coletora e 796 ligações domiciliares. A obra irá receber investimentos de aproximadamente R$ 5,6 milhões - oriundos do tesouro estadual e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - beneficiando mais de 12 mil paraibanos.

Dessalinizador - Já as implantações e recuperações dos sistemas de dessalinização receberam recursos na ordem de R$ 139 mil e contemplam 53 famílias.

O secretário da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, evidenciou que Juazeirinho recebeu mais um investimento do programa Água Doce. “A zona rural está recebendo água de qualidade. Além disso, a Cagepa inicia, nos próximos dias, a ampliação do sistema de esgotamento sanitário que é uma obra importante porque está relacionada à saúde pública e ao meio-ambiente”, explicou.

A aposentada Maria José Freitas enalteceu o investimento do Governo do Estado no município. “Desde que eu soube que a cidade iria ganhar a Ciretran, fiquei muito satisfeita. Achei muito boa essa ação”, relatou. O comerciante Ivanilson dos Santos também comemorou os benefícios. “Está aprovado porque são obras que dão segurança para todos nós”, avaliou.

A vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região, além de auxiliares do Governo da Paraíba prestigiaram o evento.