'
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba adota a placa no padrão Mercosul

Notícias

Paraíba adota a placa no padrão Mercosul

É o nono estado do país a aderir ao novo modelo

A Paraíba aderiu ao modelo de placas no padrão Mercosul, a partir desta segunda-feira (dia 11). O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) é o nono órgão do país a adotar a nova estampa, a exemplo do Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Piauí.

A nova placa vem com fundo branco e uma faixa azul na parte superior, com o nome Brasil ao centro e a bandeira do país à direita. A identificação do Mercosul aparece na ponta esquerda da mesma faixa. Logo abaixo, vem o QR Code e, na área de fundo branco, a sequência de identificação aparece com um novo padrão: sai o esquema com três letras e quatro números e entra um formato com quatro letras e três algarismos, sendo que o último caractere será um número, para não prejudicar programas de rodízio municipal.

A segurança da Placa de Identificação Veicular (PIV) é garantida pelo QR Code, tecnologia que permite a rastreabilidade do processo de estampagem, o que dificulta a falsificação da placa. De acordo com resolução do Contran, a partir de 31 de janeiro de 2020, o modelo de placa será exigido para todos os novos veículos. No caso dos veículos em circulação, a exigência ocorre nos casos de substituição em decorrência de mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da placa, ou quando houver mudança de município. 

Quanto às cores das molduras e caracteres, elas mudam conforme o tipo de veículo. Para os particulares serão pretos. Já aqueles destinados a fins comerciais — como táxis e ônibus — terão moldura e caracteres em vermelho. Veículos diplomáticos seguirão a cor laranja; carros oficiais receberão a cor azul; veículos especiais, a verde, e os carros de colecionadores terão cor prata.  

registrado em: