Perguntas frequentes Habilitação

01. Como renovar minha habilitação (CNH)?

A renovação de habilitação (CNH) é um procedimento híbrido, iniciando no portal de serviços com alguns momentos presenciais. Segue link com as etapas para renovar a CNH: https://detran.pb.gov.br/habilitacao-1/renovacao-cnh

02. Perdi minha habilitação (CNH). Como adquirir a segunda via?

A solicitação de segunda via da Habilitação (CNH) é um procedimento realizado através do Portal de serviços do DETRAN/PB. Segue link com as etapas para solicitar a Segunda via da CNH: https://detran.pb.gov.br/habilitacao-1/segunda-via-cnh

03. Quanto tempo depois de vencida a habilitação (CNH) preciso concluir o processo de renovação?

Após o vencimento da habilitação (CNH), a renovação precisa ser concluída no prazo de até 30 dias.

04. Como incluir Exerce Atividade Remunerada - EAR na habilitação (CNH) que ainda tem um prazo de validade longo?

Iniciar com um procedimento de alteração de dados para inclusão da informação na habilitação (CNH). Para isso, deve agendar na página de agendamentos(https://wsdetran.pb.gov.br/detran-agendamento/inicio), disponível no site do DETRAN/PB, em habilitação, o serviço de “ALTERAÇÃO DE DADOS”. Na data, horário e local agendado comparecer com documentos pessoais e apresentar o referido agendamento. Será preciso realizar Exame Psicotécnico.

05. Como fazer para transferir os pontos de infração de uma habilitação (CNH) para outra?

Preenchendo o formulário de notificação (enviado para residência) ou formulário de protocolo (disponível no site do DETRAN) com os dados do condutor infrator. O mesmo deve ser assinado pelo condutor infrator e pelo proprietário do veículo. em seguida é preciso agendar no site do DETRAN/PB (https://wsdetran.pb.gov.br/detran-agendamento/inicio) o serviço de “Transferencia de Pontuação (multas do DETRAN/PB ou de outros Estados)”. Na data, horário e local agendado comparecer com o formulário devidamente preenchido e documento pessoal com foto e CPF (originais e cópias).

06. Minha habilitação (CNH) é de outro estado e estou morando na Paraíba. Como fazer para transferir?

Embora a habilitação (CNH) seja aceita em todo território nacional, seu gerenciamento é exclusivo de cada estado. Para mudar de domicílio é preciso agendar o serviço no site do DETRAN/PB, no link de agendamentos (https://wsdetran.pb.gov.br/detran-agendamento/inicio) agendamento o serviço de “Renovação de CNH com transferencia e demais serviços de outros estados”. Na data, horário e local agendado comparecer portando a habilitação do estado de origem e comprovante de residência local.

07. Minha Habilitação (CNH) já está impressa, como faço para pegar?

O recebimento da habilitação (CNH) é um serviço presencial e deve ser agendado previamente através do site do DETRAN PB conforme link de agendamentos (https://wsdetran.pb.gov.br/detran-agendamento/inicio). Na data, horário e local agendado comparecer portando documento oficial com foto.