detran em movimento

Ações de combate às mortes no trânsito em destaque no Detran em Movimento

publicado: 22/05/2024 13h20, última modificação: 22/05/2024 15h31
O Pnatrans foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614

Ações de combate às mortes no trânsito em destaque no Detran em MovimentoO programa Detran em Movimento do último sábado (18) teve como tema as ações realizadas no combate às mortes no trânsito, em cumprimento ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Para falar sobre esse assunto, a radialista Cláudia Carvalho conversou com Greyce Santos, coordenadora do Pnatrans do Detran-PB, e também com Nara Targino, chefe da Seção de Estatística da Semob João Pessoa.

O Pnatrans foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito. Segundo Greyce, a meta é, até o ano de 2030, reduzir pela metade o índice de mortes por grupo de habitantes, em relação aos dados de 2020.

“A gente tá acompanhando esses sinistros na Paraíba, com o objetivo de redução. A gente dividiu a Paraíba em cinco regiões e identificamos que as regiões com mais sinistros estão entre as regiões de João Pessoa, Borborema e Brejo. Então, pelo menos nesse primeiro trimestre, nós fizemos uma espécie de triângulo de impacto e estamos trabalhando em ações de fiscalização e educação para o trânsito com foco nesses locais”, informou Greyce.

De acordo com Nara, para cumprir a meta do Pnatrans, a Semob criou o Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (Cemat). “Através do Cemat, a gente faz esses estudos, onde tem os pontos quentes, onde mais ocorrem os sinistros de trânsito aqui na nossa capital. Dos bairros e logradouros onde mais acontece, em primeiro lugar, é a BR-230. E a gente estabelece também a alta velocidade que é atribuída a esses condutores”, destacou.

O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Cláudia Carvalho e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify, Deezer, Rádio Public, Anchor, outro de sua preferência, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.

Ouça agora!

registrado em: