Notícias

Detran adere ao Sistema PBDoc

publicado: 14/05/2021 11h54, última modificação: 14/05/2021 11h54
O PBDoc foi apresentado ao superintendente Isaías Gualberto e demais diretores do órgão

Com o objetivo de substituir gradativamente a produção e tramitação de documentos em papel para o formato exclusivamente digital, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) aderiu ao Sistema PBDoc, atendendo ao Decreto nº 40.546, assinado pelo governador João Azevêdo em setembro de 2020.

Implantado pela Secretaria Estadual da Administração e pela Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), o sistema foi apresentado ao superintendente Isaías Gualberto e demais diretores do Detran-PB, no momento da sua adesão ao PBDoc.

O Sistema PBDoc consiste na produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital. Para isso, foi criada a Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD), composta pelos servidores Geraldo Marinho (presidente), Romilton Diniz, Jouberth Correia e Lúcia Maria Ramos, com um prazo de 90 dias para implementação do PBDoc no órgão.

O principal objetivo do PBDoc é produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e de forma padronizada; imprimir maior eficácia e celeridade aos processos administrativos; assegurar a proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais.

Segundo a Codata, por ser um sistema integrado, de uso de todos os órgãos do Governo Estadual, ao passo que as implantações forem sendo realizadas, as tramitações entre os órgãos vão ocorrer dentro do PBDoc, desde envios de processos à comunicação através de ofícios e circulares.

registrado em: