Notícias
Detran e UFPB encerram curso sobre educação e saúde no trânsito para condutores de motocicletas
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) encerraram, nessa segunda-feira (26), o curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora de Motocicletas, do projeto de extensão “Mobiliza”, promovido pelo Centro de Ciências da Saúde da UFPB. O evento aconteceu no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional do CCS, localizado no Campus I (João Pessoa).
A aula inaugural da formação ocorreu no dia 22 do mês passado, continuando sempre às segundas-feiras, com o objetivo principal de aprimorar, por meio de aulas teóricas e práticas, os conhecimentos e as habilidades necessárias à condução de motocicletas, proporcionando aos participantes dicas para uma direção mais segura e consciente. Os temas abordados envolveram noções de legislação de trânsito, ética, cidadania, ergonomia, primeiros socorros e psicologia.
Além do Detran-PB, o curso da UFPB foi fruto de uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a Associação de Motogirls e Entregadoras da Paraíba (AMENPB) e com o Conselho Municipal dos Entregadores e MotoUbers de João Pessoa e Região Metropolitana (CME-JP). A primeira palestra de encerramento do curso foi proferida pelo professor Jamilton Farias, sobre Psicologia no trânsito, quando foram abordados aspectos do trânsito que afetam a saúde mental, bem como estratégias de prevenção e redução de agravos.
Já a palestra seguinte foi conduzida pela coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, que falou sobre Marco legal e a missão da Educação para o Trânsito na Paraíba. Destacou sua importância no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), finalizando com o atual cenário do trânsito no Brasil e no Estado. Ao final, foram entregues certificados de conclusão do curso a 35 motociclistas.
Segundo o coordenador do projeto de extensão “Mobiliza”, professor Leonildo Santos, “as estatísticas de acidentes de trânsito na Paraíba mostram que a maior parte dos sinistros graves envolvem jovens conduzindo motocicletas, assim como há uma subnotificação sobre acidentes com trabalhadores e trabalhadoras em jornada de trabalho. O curso pretendeu conscientizar essas pessoas sobre esses aspectos e capacitar sobre saúde e segurança no trânsito”.