PODCAST

Detran em Movimento destaca a realização da Semana Nacional de Trânsito e do Programa Redação Nota 1000

publicado: 17/09/2024 14h06, última modificação: 17/09/2024 14h08

Semana Nacional de Trânsito e do Programa Redação Nota 1000O programa Detran em Movimento do último sábado (14) transmitiu entrevista com o superintendente Isaías Gualberto e com o coordenador do Programa Desafio Nota 1000, professor José Carlos Ribeiro. A conversa trouxe como tema a integração entre trânsito e educação, através da Semana Nacional de Trânsito (SNT) e do Programa de Redação Desafio Nota 1000.

A SNT, que ocorrerá de 18 a 25 de setembro, é uma oportunidade para trazer à tona a discussão em torno da violência e sinistros nas vias e rodovias. Durante essa semana, o Detran promoverá uma série de atividades, incluindo palestras, blitzen e ações educativas. A abertura oficial ocorrerá neste dia 18, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio do Programa de Redação Desafio Nota 1000.

De acordo com o superintendente, a SNT é uma oportunidade para o Detran estar em contato direto com a população e discutir a problemática da violência no trânsito. Para ele, a cooperação com a SEE facilita ainda mais a inclusão e a divulgação das campanhas educativas de trânsito no Estado. “Essa parceria com a Secretaria de Educação, com o Programa Redação Desafio Nota 1000, é fundamental para colocar isso dentro das salas de aulas, onde estão os futuros motoristas, os futuros condutores. Isso é muito importante e já vem dando frutos fantásticos, que são as redações de alto nível. Isso mostra a qualidade das redações dos nossos estudantes”, afirmou.

O professor José Carlos destaca que o objetivo das redações é tratar das questões que envolvem o trânsito na Paraíba, em contraponto à crescente onda de violência, fortalecendo e disseminando a cultura de paz no trânsito. De acordo com o professor, ao longo da parceria com o Detran, mais de 9.800 redações foram produzidas.

“Esses estudantes produzem um texto que é avaliado a partir de cinco competências do Enem, incluindo gramática e uma proposta de intervenção. A gente quer também que esse menino, que esse estudante, atue e escreva pensando na sociedade. Se há um problema, que solução ele propõe? A redação não é apenas um momento em que ele vai trazer argumentos e dados sobre o tema, mas ele também vai propor uma solução para o problema”, destacou o professor.

O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Suely Gonçalves e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify, Deezer, Rádio Public, Anchor, outro de sua preferência, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.

Ouça agora!