PODCAST

Detran em Movimento destaca ações durante a Operação Carnaval 2023

publicado: 19/07/2024 16h22, última modificação: 19/07/2024 16h22

Vistoria de transporte EscolarO Detran em Movimento do último sábado (13) recebeu Dilo Alves, coordenador de Fiscalização do Transporte Escolar do Detran, e Paulo Serrão, agente técnico metrológico do Instituto de Metrologia e Qualidade (IMEQ). O tema do programa foi a fiscalização de transporte escolar que está sendo realizada no estado.

O Detran da Paraíba e o Ministério Público Estadual retomaram o calendário de vistorias do transporte escolar no Estado. De acordo com o cronograma, as fiscalizações vão envolver os veículos de municípios paraibanos, durante o segundo semestre de 2024.

De acordo com Dilo, nas vistorias são avaliados tanto itens de segurança do veículo, quanto a regularidade da CNH do condutor responsável, inclusive a validade do exame toxicológico. “O que a gente observa especificamente do condutor é, principalmente, a capacitação dele para aquele destino, para aquela finalidade. Então, além de focar bastante no curso, que aí é requisito previsto na legislação, a gente também observa a validade da CNH do condutor. Estamos implantando agora para esse semestre a verificação do exame toxicológico desses condutores também”, informou.

Paulo Serrão lembra que cabe ao IMEQ fiscalizar o tacógrafo, instrumento obrigatório aos veículos escolares e que mede velocidade, distância e tempo parado ou em circulação.

O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Cláudia Carvalho e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify, Deezer, Rádio Public, Anchor, outro de sua preferência, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.