Notícias
PODCAST
Detran em Movimento destaca importância do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito
O Detran em Movimento do último sábado (15) transmitiu entrevista com Fleming Cabral, gerente Executivo de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), e Greyce Santos, coordenadora do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Realizado em alusão do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, o programa refletiu sobre os desafios e avanços na luta pela redução de sinistros no trânsito.
A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Seu principal objetivo é lembrar as milhares de pessoas mortas e sequeladas no trânsito em todo o mundo. A ocasião também é dedicada para agradecer aos diversos profissionais que prestam serviços de socorro e refletir sobre o peso e custos dos sinistros para a sociedade, além de chamar atenção para os impactos sociais, emocionais e econômicos.
Para Fleming, a data, embora tenha uma conotação triste, é de extrema importância para estimular a sociedade a repensar comportamentos e atitudes no trânsito. “É uma data triste, mas ela precisa ser o motivo de reflexão. Que nós possamos realmente entender a urgência de atitudes no trânsito, para que a gente possa zerar essa quantidade de sinistros de trânsito. Então é preciso colocar uma data comemorativa, que não é comemorativa, é uma data reflexiva, porque é uma data triste”, destacou.
Greyce lembrou que, apesar dos avanços do Pnatrans em 2024, diariamente dezenas de atendimentos a sinistros de trânsito ainda ocorrem na Paraíba. Segundo a coordenadora, apenas nos dois hospitais de referência do Estado, são entre 60 e 70 atendimentos diários de pessoas envolvidas em ocorrências viárias. Até setembro, foram contabilizados 18 mil pacientes, com uma média de duas vítimas fatais por dia.
“O dia do memorial é uma referência, é um símbolo. Mas todo dia precisa ter trabalho pra redução dessas vítimas. As pessoas também são entes ativos e elas precisam também vestir a camisa da segurança viária e, inclusive, defender quem está trabalhando em prol da redução de sinistros e de vítimas no trânsito. Porque quando existe uma fiscalização, está sendo aplicada a lei, mas na verdade ela está salvando a vida daquela pessoa”, refletiu.
O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Suely Gonçalves e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify e Deezer, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.
Ouça agora!