DETRAN EM MOVIMENTO

Detran em Movimento destaca os desafios da mulher no trânsito

publicado: 16/03/2022 12h51, última modificação: 16/03/2022 12h51
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), no Brasil, 35% das CNHs emitidas são de mulheres.

Os desafios da mulher no trânsitoO programa Detran em Movimento do último sábado (12) trouxe entrevista com Lídia Moura, secretária da Mulher e da Diversidade Humana. Além de trazer a programação e ações da secretaria durante o mês de março, o programa também levantou questões relacionadas à participação feminina no trânsito.

Atualmente as mulheres representam 52,2% da população brasileira, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), porém, no Brasil, o trânsito ainda é pouco diverso. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), apenas 35% das CNHs emitidas são de mulheres.

Para a secretária, a maior luta das mulheres é o enfrentamento à violência. Ela lembra que o trânsito, muitas vezes, também reflete a violência de gênero. “O trânsito é o espaço em que essa opressão, digamos assim, contra as mulheres é muito visível. Ainda existe a ideia de trazer para a mulher a responsabilidade dos males e dos erros que acontecem no trânsito, o que é uma grande injustiça. O trânsito não deve ser visto como um espaço de poder, um espaço para violência. O trânsito deveria ser visto como um lugar em que devemos praticar cada vez mais a urbanidade, a civilidade e a educação”, refletiu.

O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Rosângela Cardoso e vai ao ar todos os sábados, às 7h, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify, Deezer, Rádio Public, Anchor, outro de sua preferência, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.