PODCAST

Detran em Movimento discute ações interinstitucionais para municipalização do trânsito

publicado: 15/08/2024 12h57, última modificação: 15/08/2024 12h58

Ações interinstitucionais para municipalização do trânsitoNo programa Detran em Movimento do último sábado (10), a radialista Suely Gonçalves entrevistou a diretora de Operações, Roberta Neiva, e Murilo Passos, agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), representante do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-PB). Na conversa, foram discutidas ações de conscientização para municipalização do trânsito na Paraíba.

Com o objetivo de efetivar a municipalização no trânsito, o Detran, juntamente com outros órgãos que compõem o sistema de segurança na Paraíba, realizou uma série de ações educativas nos municípios paraibanos. Através do Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Municipalização do Trânsito na Paraíba, foram realizadas palestras, blitzen e reuniões com os gestores e autoridades locais.

De acordo com a diretora, essas medidas fazem parte do programa “Paraíba pela Paz no Trânsito”, que tem como objetivo reduzir o número de sinistros e mortes nas vias e rodovias no Estado. “Nós só temos hoje 39 municípios com legislação própria para gestão do trânsito. Então, é um cenário que precisa realmente ser mudado. Não é um esforço só de um. Sem a companhia e o trabalho das instituições de mãos dadas, isso não sai do papel, fica sendo uma retórica institucional”, destacou Roberta.

Murilo lembra da importância que cada município tenha seu órgão de trânsito. Para ele, o cumprimento às normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro é essencial a todas as cidades. “É uma obrigação legal que todo município tenha o seu órgão de trânsito. Com que objetivo? O objetivo é preservar vidas. O objetivo não é multar o seu cidadão. O objetivo é ordenar o trânsito, é disciplinar o trânsito, ter uma boa sinalização, calçadas, ter um serviço de educação para o trânsito, sempre, sempre com o objetivo de salvar vidas”, refletiu.

O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Suely Gonçalves e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify, Deezer, Rádio Public, Anchor, outro de sua preferência, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.