Notícias

PODCAST

Detran em Movimento discute participação feminina no trânsito

publicado: 04/04/2025 10h24, última modificação: 04/04/2025 17h35

Elas no trânsitoO programa Detran em Movimento do último sábado (29) trouxe como entrevistadas Ariana Nogueira, gerente de Educação para o Trânsito, e a coordenadora do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), Greyce Santos. Realizado em alusão ao mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o assunto foi a participação feminina no trânsito, além de trazer informações sobre o evento “Elas no Trânsito”.

O evento, que tem como tema “Uma carta do trânsito para as mulheres da Paraíba”, é uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-João Pessoa) e a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB).

De acordo com Ariana, o objetivo é dialogar, buscando diminuir a violência e analisar o trânsito através de seus dados e compreender quais são os comportamentos exigidos para que se torne seguro para todos. “O trânsito também se mostra um lugar violento para as mulheres. Quando você vai ouvir as mulheres, elas colocam que sentem que o trânsito é um lugar violento. Então a gente também precisa trabalhar o trânsito como uma esfera da paz. Nós precisamos pacificar esse trânsito para que ele se apresente como uma estrutura organizacional da vida em sociedade mais pacificado, mais democrático, mais acessível a todos”, destacou.

Greyce lembra que, segundo os estudos e os dados estatísticos, as mulheres são mais cautelosas, representando cerca de 14% das vítimas fatais de sinistros de trânsito. “As mulheres estão cada vez mais no trânsito e mesmo assim, com essa representatividade de aumento das mulheres, os sinistros, as vítimas fatais têm menos mulheres envolvidas. E devemos lembrar que não são todas que são condutoras. Boa parte delas são passageiras dos veículos e são vitimadas. Isso mostra que elas são cautelosas, mas também são vítimas. São vítimas no trânsito, são vítimas de sinistros e é necessário ter cuidado com elas”, refletiu.

O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Suely Gonçalves e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify, Deezer, Rádio Public, Anchor, outro de sua preferência, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.

Ouça agora!