Notícias

Detran-PB acompanha aplicação da primeira prova de Legislação no Centro de Formação de Condutores

publicado: 25/08/2022 12h59, última modificação: 25/08/2022 13h46
O Detran da Paraíba é o primeiro do Nordeste a implantar o sistema, em parceria com as autoescolas
visita_auto_escola_detran_provalegislacao

Um Centro de Formação de Condutores (CFC) localizado no bairro de Mangabeira inaugurou, nesta quinta-feira (25), o sistema de provas de Legislação monitoradas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), mas aplicadas no ambiente físico das autoescolas.

O fato é que os exames técnicos-teóricos para obtenção da carteira de habilitação passaram a ser aplicados pelos CFCs credenciados ao Detran-PB, em todo o Estado. A medida foi estabelecida pela Portaria Nº 130/2022, da Direção do órgão, que visa dar mais celeridade e praticidade na realização das provas, já que alcançará um maior número de candidatos, sem a necessidade de deslocamentos para municípios distantes.

visita_auto_escola_detran_provalegislacao5

O Detran da Paraíba é o primeiro do Nordeste a implantar o sistema, em parceria com as autoescolas. Segundo a diretora de Operações do órgão, Roberta Neiva, o processo de habilitação se torna mais ágil e fácil a partir de agora, com a possibilidade de tudo ser realizado nas autoescolas, desde as aulas até as provas, que são elaboradas e fiscalizadas pelo Detran, por meio de monitoramento. “É um avanço tecnológico muito grande, através de uma inteligência artificial, garantindo mais segurança e mais opções aos usuários”, disse, acrescentando que não haverá impacto financeiro para os candidatos.

O evento também contou com a participação do presidente do Sindicato dos CFCs, Claudionor Fernandes, que considerou a medida um grande avanço para o candidato à primeira habilitação, especialmente no interior do Estado, que contará com um maior número de vagas nas autoescolas.

A candidata que fez a primeira prova de Legislação pelo novo sistema, Maria Clara Ludgério, também aprovou o novo processo, “porque facilita a vida do aluno, que faz a prova com mais facilidade e segurança, no ambiente a que já está habituado, na autoescola”, afirmou.visita_auto_escola_detran_provalegislacao6

As provas são remotas, mas monitoradas e fiscalizadas pelo Detran-PB, a fim de garantir lisura e segurança durante as aplicações. O exame é acessado somente mediante autenticação biométrica por reconhecimento facial do candidato, de forma ininterrupta. Para isso, as autoescolas instalaram o sistema eletrônico específico para aplicação desses exames, desenvolvido por empresas também credenciadas junto ao órgão de trânsito da Paraíba.

O novo sistema levou em consideração um alto congestionamento de demandas concentradas nas unidades físicas do Detran-PB e a baixa democratização do processo de obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), “vez que os candidatos não domiciliados em municípios que possuam uma unidade do órgão, precisam se deslocar distâncias, muitas vezes elevadas, para a realização de somente uma prova teórica”, justifica a Portaria 130/2022.

 

registrado em: