Detran-PB e Educação abrem Semana Nacional de Trânsito com entrega de premiação aos alunos vencedores do Desafio Nota 1000

publicado: 18/09/2024 18h00, última modificação: 18/09/2024 18h01
No total, serão premiados 32 alunos da rede estadual de ensino

Com a finalidade de reforçar a discussão em torno da violência, sinistros e mortes nas vias e rodovias do estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) abriu oficialmente, nesta quarta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito (SNT) na Paraíba. A solenidade aconteceu no Centro de Formação de Educadores “Professora Elisa Mineiros”, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa (PB), numa parceria com a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Programa de Redação Desafio Nota 1.000.

Anualmente celebrada no período de 18 a 25 de setembro, o tema da SNT 2024 é o mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo deste ano: “Paz no trânsito começa por você!”, escolhido de forma inédita por votação popular. Faz alusão à necessidade de se pensar no cuidado com os mais vulneráveis, na harmonia no tráfego, na acessibilidade e sustentabilidade, a fim de promover um trânsito mais seguro e humano entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

No estado, a SNT destaca a atual edição do Desafio Nota 1000. Segundo o coordenador do programa, professor José Carlos Ribeiro, “trata-se de uma edição especial sobre trânsito, em contraponto à crescente onda de violência, com o propósito de fortalecer e disseminar uma cultura de paz, valorizando a diversidade, o diálogo, a negociação e a mediação como estratégias para a resolução dos conflitos”.

Com base nisso, o Desafio Nota 1000 (Edição SEE/Detran) adotou como tema da redação “A cultura de paz no trânsito: desafios e possibilidades da mobilidade urbana no Brasil”. Os textos produzidos pelos alunos do ensino médio da rede estadual foram enviados no período de 1º a 5 de setembro e os autores das melhores redações serão contemplados com notebooks concedidos pelo Detran-PB, sendo premiados dois estudantes em cada Gerência Regional de Educação (GRE).

Durante a solenidade foram contemplados os seguintes estudantes: 1º lugar – Lucas Gabriel de Sousa (EEEF Prof. João José da Costa, 1ª GRE, João Pessoa); 2º lugar – Maria Eduarda Silva (ECIT Alice Carneiro, 1ª GRE, João Pessoa); 1º lugar – Jammyly Araújo (ECIT João Úrsulo, 12ª GRE, Pedras de Fogo); 2º lugar – Carolaine dos Santos (ECIT João Úrsulo, 12ª GRE, Pedras de Fogo); 1º lugar – Kamyla de Andrade (ECI José Paulo de França, 16ª GRE, Mari); 2º lugar – Maria Aparecida de Paiva (ECI José Paulo de França, 16ª GRE, Mari). Os alunos das demais GREs serão premiados durante a SNT.

Na ocasião, o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Educação e ressaltou o alto nível das redações dos alunos da rede pública de ensino. Parabenizou os premiados e os professores envolvidos de todas as Gerências Regionais. Sobre o tema envolvendo o trânsito, o dirigente enfatizou que não poderia ter tido melhor escolha, já que os sinistros de trânsito envolvem principalmente jovens, em especial motociclistas, que já representam 70 por cento das mortes no trânsito da Paraíba. “A nossa intenção é ampliar o Desafio Nota 1000, além de iniciar outras parcerias entre a Secretaria e o Detran, com foco na redução de mortes no nosso estado”, garantiu.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Santiago Filho, deu as boas-vindas aos presentes. “Neste espaço funciona a nossa formação de professores. Então, receber um evento como esse sobre trânsito, reforçando a nossa parceria com o Detran, é extremamente positivo, porque vivemos numa sociedade cada vez mais nervosa e mais célere, querendo resolver tudo rapidamente, e acaba sendo injusto muitas vezes, seja numa discussão no trânsito, seja na ausência de capacete na moto ou numa irregularidade praticada no carro”, afirmou, agradecendo aos envolvidos no programa e ao “time do Detran”.

Já a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana nogueira, ressaltou o quanto é gratificante trabalhar e desempenhar o papel transformador por meio da educação. “No trânsito não é diferente e o Detran tem um prazer enorme com essa premiação, motivando a redação, que proporciona transpor as dificuldades que vocês enfrentam para chegar à escola. Estamos premiando 32 alunos da rede pública, que se tornarão multiplicadores, disseminando a cultura de paz no trânsito, que começa com cada um de vocês”, reforçou.

Representando os demais premiados, a estudante Jammyly do Nascimento Araújo, primeiro lugar da 12ª GRE, destacou “o prazer em desfrutar desse momento ímpar com cada um de vocês. Foram muitas premiações que contribuíram com a formação dos estudantes, permitindo o ingresso em cursos concorridos, como Direito e Medicina. Com a chegada do Desafio Nota 1000, podemos abrir novos horizontes e realizarmos grandes sonhos, gerados a partir desse projeto”.

Ainda participaram do evento a diretora de Operações Roberta Neiva, além de agentes e servidores do Detran-PB; e representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).