Notícias
Detran-PB e Poinsp promovem Ação de Saúde e Atenção ao Servidor
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), em parceria com a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) preparou, nessa sexta-feira (5), um dia de cuidados para os servidores do órgão, na sede de Mangabeira. A Ação de Saúde e Atenção ao Servidor foi uma iniciativa do Espaço Viver da Policlínica Integrada da Segurança Pública (Poinsp), inaugurada no último mês de outubro.
Coordenada pela gerente de Educação para o Trânsito, Ariana Nogueira, a ação contou com diversos serviços, a exemplo de imunização, testes rápidos, exames de bioimpedância, avaliação de saúde bucal, realização de profilaxia dental, vivência terapêutica com a Psicologia e vivência em movimentos laborais, com foco no atendimento e acolhimento aos servidores do Detran-PB.
Na ocasião, o superintendente Isaías Gualberto, ao lado do diretor da Poinsp, coronel Jales Menezes, destacou que “momentos dessa natureza são importantes para a gente valorizar cada vez mais o nosso servidor, dando um apoio fundamental à saúde e ao bem-estar”.
O evento despertou o interesse dos servidores na atualização dos cartões de vacinação, na medição da pressão arterial e da glicemia, além de testes rápidos, cuidados odontológicos, encaminhamentos, saúde do corpo e da mente, com momentos de integração e socialização ao ar livre.
Na fila de exames, a servidora Mari Martins relatou sobre a importância da ação, no sentido de atentar para os cuidados com o corpo, destacando a oportunidade de cuidar da saúde no próprio ambiente de trabalho. “Foi uma ação diferente e pertinente”, avaliou. Já a servidora e atleta Oneide Maia ressaltou a iniciativa, em especial o exame de bioimpedância. “Fiz todos os exames disponíveis. Achei uma ideia maravilhosa e o Detran está de parabéns”.
A ação mobilizou o público e imunizou 42 pessoas, com a disponibilização de vacinas contra febre amarela, hepatite B, tríplice viral e tétano. Também foram atendidos 51 servidores para o teste rápido (hepatite, sífilis e HIV), assim como 204 testes realizados para glicemia e pressão. Além disso, 44 servidores compareceram à sala da bioimpedância.