Notícias
Detran-PB e Sinduscon encerram Projeto Nino na Construção Civil 2025
Uma solenidade bem concorrida marcou o encerramento do Projeto Nino na Construção Civil 2025. O evento aconteceu no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), numa parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e a entidade representativa da categoria.
Na ocasião, o vice-presidente de Relações Trabalhistas e Política Sindical do Sinduscon-JP, Ovídio Maribondo, e a gerente de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, apresentaram os resultados do projeto durante o ano, citando relatos da sua importância para a mudança de comportamento dos trabalhadores do setor. A maioria usa a motocicleta como meio de transporte no seu dia a dia.
A solenidade também foi marcada pela entrega da Medalha Mérito do Trânsito, outorgada pelo Conselho Diretor do Detran-PB, para 21 empresas parceiras que se destacaram pelo compromisso com a educação para o trânsito, permitindo as ações e palestras promovidas pelo órgão, nos seus canteiros de obras.
No ato, o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, destacou a relevância das ações de educação para o trânsito dedicadas ao Projeto Nino, no sentido de conscientizar e evitar a ocorrência de sinistros envolvendo esses trabalhadores, condutores de motocicletas, inseridos na faixa etária que mais se envolve em colisões no trânsito. “Parabéns a todos os envolvidos no Projeto Nino”, enfatizou.
Criado em 2023, com uma turma piloto formada por 35 trabalhadores da construção civil, segundo Ariana Nogueira, o Projeto Nino cresce a cada ano e se consolida como uma das mais importantes ações de educação para o trânsito voltadas ao ambiente laboral na Paraíba.
Em 2025, o programa alcançou 2.812 trabalhadores, com atividades realizadas em 34 canteiros de obras que abriram suas portas para o trabalho educativo das equipes do Detran-PB, em parceria com o Sinduscon-JP, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de João Pessoa (Sintricom) e Comando de Policiamento Regional (CPR-PB).
O projeto tem como propósito levar a mensagem da segurança no trânsito diretamente aos canteiros de obras, promovendo conscientização, diálogo e prevenção entre os trabalhadores. “O encerramento de 2025 marcou a consolidação de um modelo de atuação que une educação, conscientização, prevenção e responsabilidade social, reafirmando o compromisso do Detran-PB, do Sinduscon, da PRF e de seus parceiros com a valorização da vida e a construção de uma mobilidade segura e cidadã”, destacou ainda Ariana Nogueira.
O nome – O Projeto Nino presta uma homenagem a um trabalhador que perdeu a vida tragicamente, em um sinistro de trânsito, no trajeto de casa para o trabalho. Para Ariana Nogueira, “seu nome humaniza a realidade de milhares que enfrentam riscos diários nas estradas, nos deslocamentos para seus trabalhos”.
A solenidade ainda foi prestigiada pela diretora de Operações Roberta Neiva, reconhecida como primeira incentivadora do Projeto Nino; pela representante do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Giordana Coutinho; pelo engenheiro de Segurança do Sinduscon, Daniel Cordeiro; pelo auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Ribamar Gomes; pelo Tenente Denisson Figueiredo, representante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran); pelo inspetor PRF Francenildo Fortunato; pelo presidente do Sintricom, Francisco Demontier; pela professora Ana Lúcia Carvalho, responsável pelo Planejamento Estratégico do Detran-PB, além de servidores da Gerência de Educação para o Trânsito e de agentes da Operação Lei Seca.