Notícias

MAIO AMARELO 2022

Detran-PB e Uninassau encerram o Maio Amarelo na Paraíba

publicado: 31/05/2022 13h55, última modificação: 31/05/2022 14h18
Estudantes da rede estadual de ensino participaram do evento

Evento Uninassau - Maio Amarelo

Em parceria com a Uninassau, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, presidiu a solenidade de encerramento do Movimento Maio Amarelo no Estado, nesta terça-feira (31). O evento aconteceu no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na presença de professores e estudantes da rede estadual de ensino.

Uninassau - Fechamento Maio AmareloNa abertura, o superintendente saudou os presentes e destacou a necessidade de se voltar para os estudantes, no sentido de estimular a conscientização de cada um deles. “A mensagem que queremos passar pra vocês é que estamos tentando fazer um trabalho de conscientização junto aos futuros condutores de veículos. Por isso, quero destacar as ações de educação de trânsito e da Operação Lei Seca, a fim de evitar os acidentes e que os nossos familiares e amigos percam a vida ou matem alguém no trânsito”, afirmou.

Uninassau Maio AmareloDando destaque ao tema “Juntos salvamos vidas”, a solenidade contou com a palestra “Respeito no trânsito e a responsabilidade de cada um”, proferida pela professora de Psicologia do Trânsito da Uninassau, Cibele Soares. Ela tentou desmistificar a ideia de que o trânsito é só focado no motorista, quando deve ser responsabilidade de todos, incluindo motociclistas, ciclistas e pedestres.

Já o coordenador de Educação de Trânsito do Detran-PB, Hélder Formiga, falou da importância do Maio Amarelo na sua nona versão e na primeira de forma presencial, após o início da pandemia da Covid-19. “A temática é muito importante, porque destaca a responsabilidade de todos nós em relação ao trânsito, já que o Brasil ocupa o triste lugar de 4º país do mundo em mortes no trânsito”.

Édypo Gomes, assistente de Marketing da Uninassau, recomendou aos estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica Pe. Hildon Bandeira e do Colégio da Polícia Militar, presentes ao evento, que aproveitem bem essa oportunidade de debater sobre os danos causados por um comportamento irresponsável e violento no trânsito.

Uninassau - Fechamento Maio AmareloAo final, o agente Wilham Alves fez uma apresentação sobre as ações da Operação Lei Seca, destacando a falha humana como a maior responsável pela maioria dos sinistros de trânsito. Ele envolveu os estudantes em atividades práticas com o uso do bafômetro e de óculos virtuais que simulam um estado de embriaguez.  

Na Paraíba, o Maio Amarelo contou com ações de educação, conscientização e policiamento de trânsito durante o mês, programadas pela equipe da Coordenação de Educação de Trânsito, em parceria com os demais órgãos envolvidos. A campanha local abordou a importância das ações em conjunto, com o tema “No trânsito, ninguém anda só!”.

Uninassau Arena Transito  Uninassau - Fechamento Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo surgiu após Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada em março de 2010. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), é uma ação presente em todo o mundo, em que o tema segurança viária é debatido nos mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil.

 

 

registrado em: