Notícias
MAIO AMARELO
Detran-PB encerra ações do Movimento Maio Amarelo em Patos com solenidade no Fórum Miguel Sátyro

Em uma solenidade marcada pelo compromisso com a vida, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realizou, na manhã dessa quinta-feira (22), a solenidade de encerramento das ações do Movimento Maio Amarelo na cidade de Patos. O evento aconteceu no auditório do Fórum Miguel Sátyro e reuniu autoridades, estudantes, representantes da sociedade civil e servidores do órgão.
O evento teve início com a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar. Em seguida, integrantes da quadrilha junina Explosão Sertaneja, daquela cidade, se apresentou com um número de xaxado, valorizando a cultura regional. Na sequência, foi exibido o vídeo institucional da campanha do Maio Amarelo 2025, que trouxe como tema central: “Desacelere! Seu bem maior é a vida".
A diretora de Operações, Roberta Neiva, abriu oficialmente a solenidade, ressaltando o trabalho que o Detran-PB tem realizado para reduzir o número de vítimas de sinistros de trânsito. Ela destacou o esforço contínuo da autarquia na promoção da educação para o trânsito e na integração com os demais órgãos de segurança do Estado. Falou também sobre a política de esvaziamento dos pátios e os avanços da transformação digital que está sendo realizada. Dirigindo-se especialmente aos estudantes presentes, Roberta Neiva alertou sobre a importância de escolhas seguras no trânsito, citando um caso real de uma aluna que sofreu um acidente justamente no dia em que optou por não assistir a uma palestra educativa em sua escola. “É preciso garantir o ir e vir em paz, porque alguém está esperando por você em casa”, reforçou a diretora.
O superintendente Isaías Gualberto enfatizou a importância da integração entre os órgãos de segurança viária, a participação da sociedade civil e a presença marcante de estudantes. “Esta é uma manhã de conscientização e um passo importante para reforçar o respeito à legislação de trânsito. Estamos avançando e sendo reconhecidos nacionalmente pelas nossas ações educativas, alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. O desafio é mudar a cultura, para que o uso do capacete, o não uso do celular ao volante e o respeito aos limites de velocidade se tornem práticas cotidianas”, afirmou.
Já a diretora do Fórum Miguel Sátyro, juíza Joscicleide Ferreira, parceira na realização do evento, ressaltou a importância da educação para o trânsito e da valorização da vida. “Ações como esta são fundamentais para transformar comportamentos e salvar vidas”, destacou.
Outras autoridades presentes também reforçaram a mensagem do Maio Amarelo. O coronel Esaú Lucena, do III BPM, destacou a integração promovida pelo Detran-PB com as instituições, levando a mensagem de prevenção e responsabilidade. Já o inspetor Luna, da PRF, chamou a atenção para a importância de refletir sobre o impacto do trânsito na vida de todos: “O trânsito afeta a todos nós, motoristas ou não. Precisamos pensar nos filhos, pais e mães que perdem a vida nas vias e rodovias. O Maio Amarelo nos convoca à responsabilidade”, refletiu.

A cerimônia ainda contou com as presenças do vice-prefeito de Patos, professor Jacob Souto; dos representantes das forças de segurança, como o coronel Helder Ribeiro (CPR II), coronel Galvão (Corpo de Bombeiros) e Rodrigo de Oliveira, superintendente adjunto da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil. Também participaram o pastor Francisco Guedes, diretor do Hospital Regional de Patos; a vereadora Brenna Nóbrega; Olivan Freitas, representando as autoescolas; Danúzia Ramos, chefe da Ciretran de Patos; além de servidores da Ciretran local, alunos da Escola Rio Branco e gestores de escolas das redes municipal, estadual e privada. A 6ª Gerência Regional de Ensino foi representada por Lígia Nunes e Socorro Medeiros.