Detran-PB encerra Maio Amarelo com palestra e ações para estudantes

publicado: 31/05/2023 17h52, última modificação: 01/06/2023 09h42
detran maio amarelo 2023 encerramento campina grande

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-Pb), Isaías Gualberto, acompanhado da diretora de Operações, Roberta Neiva, presidiu, nesta quarta-feira (31), a solenidade de encerramento do Movimento Maio Amarelo, no auditório do Sesc Açude Velho, em Campina Grande. O evento culminou com palestra sobre “Respeito à legislação de trânsito”, voltada para estudantes das redes pública e privada daquele município, proferida pelo agente da Lei Seca, Wilham Alves.

A solenidade foi aberta pelo chefe da Ciretran de Campina Grande, Renato Maracajá, que agradeceu o apoio da Direção do Detran-PB, por meio da Coordenação de Educação de Trânsito, para as ações realizadas durante o mês, com entrega de equipamentos e operações da Lei Seca. Destacou a importância do respeito às leis de trânsito para os estudantes presentes, “a fim de criar uma nova mentalidade, para que tenham a oportunidade de fazer a diferença no trânsito”. isaías gualberto superintendente do detran-pb

Representando o Governo do Estado, o superintendente Isaías Gualberto ressaltou as estatísticas negativas em relação aos acidentes no trânsito. “Mais de 90 por cento dos sinistros acontecem por imprudência e imperícia humana. Desse número, 80 por cento são ocupantes de motocicletas. Então, isso se tornou uma pandemia que, diferente da Covid, que superamos, não temos perspectivas de diminuir esse trágico número, a não ser pela educação e com a participação de todos os municípios. O Brasil está entre os quatro países onde morrem mais pessoas no trânsito”, enfatizou.

Isaías Gualberto ainda destacou que espera que os temas da palestra e do Maio Amarelo deste ano, “No trânsito, escolha a vida!”, fiquem marcados na vida dos presentes, em especial dos adolescentes, “para que se lembrem quando se tornarem motoristas, motociclistas ou ciclistas”. Ele agradeceu a presença e o empenho de todos, em nome da diretora Roberta Neiva, “companheira de labuta e batalha diária pela segurança no trânsito”.

publico encerramento maio amarelo 2023 detra-pb campina grandeO evento contou com as presenças do diretor do Hospital de Traumas de Campina Grande, Sebastião Viana; do deputado Inácio Falcão; do prefeito de Areial e representante da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), Adelson Benjamim; do vereador Renan Maracajá; dos representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Luiz Damásio; da Polícia Militar, Coronel Cunha Rolim; da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Tentente Gláucio Costa, e das equipes da Educação de Trânsito, coordenada por Ariana Nogueira, e da Operação Lei Seca do Detran-PB.

A programação de encerramento do Maio Amarelo na Paraíba ainda contou com ação junto aos estudantes da EEEF Alceu Amoroso Lima e dos Colégios Autêntico e Locomotiva Baby, com atividades na Escolinha de Trânsito do Detran-PB, montada no hall de entrada do Sesc Açude Velho, bem como em dinâmicas com o uso de bafômetros e de óculos que simulam embriaguez ao volante.