Notícias

Detran-PB instala protótipos de ciclistas na pista de provas para avaliação de candidatos

publicado: 24/09/2021 12h17, última modificação: 24/09/2021 13h20
o condutor que transitar nas ciclofaixas também estará cometendo infração

Imagem boneco ciclista na pista de prova.

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) instalou protótipos de ciclistas nas pistas de provas da sede de Mangabeira, em João Pessoa, e na 1ª Ciretran, em Campina Grande. Com isso, a partir desta sexta-feira (24), os candidatos à obtenção à Carteira Nacional de Trânsito (CNH) estão sendo avaliados, no exame de direção veicular, também quanto ao distanciamento exigido pela legislação em relação ao ciclista.

Imagem boneco ciclista na pista de prova.Segundo o superintendente Isaías Gualberto, essa é uma ação concreta de valorização ao ciclista, no encerramento da Semana Nacional de Trânsito. “Estamos colocando, pela primeira vez, o ciclista na pista de prova, no momento mais importante da vida do candidato a condutor de veículo no nosso Estado, que é exatamente na pista de prova, tanto na prova prática para automóveis, como também na prova prática para ônibus e caminhão”.

Imagem boneco ciclista na pista de prova.A partir de agora, esses candidatos passam a ser avaliados à luz do Artigo 201, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que responsabiliza aquele que "deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta", caracterizando infração média e penalização com multa, nos casos de descumprimento.

De acordo com o coordenador da CRT, Urbano Júnior, com essa ação, o Detran-PB inovou, com o propósito de oferecer essa orientação aos candidatos à CNH, visando uma maior conscientização para uma convivência harmônica entre motoristas, motociclistas e ciclistas. “Quanto aos condutores que transitarem nas ciclofaixas, estarão cometendo infração gravíssima, com penalidade de multa até três vezes o valor, conforme prevê o Art. 193 do CTB”, enfatizou Urbano Júnior.

registrado em: