Notícias

Detran-PB participa de Congresso Nacional dos Detrans em Gramado (RS)

publicado: 19/11/2025 11h24, última modificação: 19/11/2025 11h26
Fórum do Leilão contou com a coordenação da Diretoria de Operações

Desde a manhã dessa segunda-feira (17) até esta quarta-feira (dia 19), o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, acompanhando da diretora de Operações Roberta Neiva, além dos gerentes de Educação para o Trânsito, Ariana Nogueira, e da Tecnologia da Informação, Israel Neto, participa do Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), em Gramado (RS).

O evento trouxe para debate temas relevantes para o futuro do trânsito e da mobilidade no país, a exemplo da proposta de mudanças na formação de condutores, a regulamentação dos patinetes, o crescimento dos elétricos e a segurança dos trabalhadores de aplicativos. 

A programação incluiu ainda discussões sobre o novo marco legal da mobilidade urbana, o combate a fraudes e clonagem de placas, a reciclagem e reaproveitamento de peças veiculares para fins de sustentabilidade, o uso de dados para a segurança no trânsito e pontos essenciais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), avanços tecnológicos da vistoria veicular e gestão de vias, inovações na gestão de políticas públicas, como a CNH Social e novas tecnologias.

Para o superintendente Isaías Gualberto, estão sendo discutidos temas de suma importância para a segurança viária no país. “São diversos temas discutidos nos fóruns, a exemplo do Fórum do Leilão, em que o Detran da Paraíba é coordenador, por meio da diretora Roberta Neiva, dado a importância que hoje o órgão exerce na área de leilões eletrônicos no nosso país. Inclusive, recentemente, foi inserido na plataforma VitrineGov, do Governo Federal, com o Programa Pátio Zero, reconhecido nacionalmente entre as boas práticas do Serviço Público”.

“As discussões giram em torno de diversos temas para a melhoria do sistema como um todo, inclusive de mobilidade, tanto no âmbito federal, como dos órgãos estaduais e municipais de trânsito. O evento também sediou o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Trânsito, o Focotran, onde vem sendo discutido exatamente essas melhorias, como a mudança na formação dos condutores, que está em via de ser aprovada através de nova resolução do Contran, além de inovações tecnológicas na área de transferência de veículos e também nos serviços de habilitação e todo o processo de atendimento ao cidadão que procura os órgãos públicos, especialmente no caso específico dos Detrans”, concluiu o superintendente.

registrado em: