Detran-PB participa de Encontro Regional promovido pela Senatran em Salvador

publicado: 15/08/2024 14h26, última modificação: 15/08/2024 18h51
O Educatran tem como objetivo aproximar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito nas cinco regiões brasileiras

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) participou do II Encontro Regional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (Educatran), encerrado nessa quarta-feira, na cidade de Salvador (BA), numa promoção da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O órgão da Paraíba foi representado pelo superintendente Isaías Gualberto, pela diretora de Operações Roberta Neiva, pela coordenadora de Educação para o Trânsito, Ariana Nogueira, além de servidores que também atuam em ações educativas.

O II Educatran tem como objetivo aproximar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) nas cinco regiões brasileiras, especificamente no campo da educação para o trânsito, a fim de identificar desafios comuns e buscar uma construção conjunta de ações, tendo como base o Plano Nacional de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O evento contou com palestras, painéis, oficinas e debates que abordaram estratégias para o futuro da educação para o trânsito no país.

O superintendente Isaías Gualberto compôs a mesa de abertura do Educatran, que contou com a participação de mais de 200 instituições, entre elas o Ministério da Sáude, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), além de órgãos municipais de trânsito.

Para o superintendente do Detran-PB, “é muito importante fazer essa troca de boas práticas na área de educação para o trânsito, que visa exatamente a redução da mortalidade e dos sinistros de trânsito na nossa região Nordeste, no país e também no nosso estado. Estão aqui todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, como Detrans, Polícia Rodoviária Federal, órgãos municipais de trânsito, Dnit, DER, Secretarias de Saúde dos estados, a Opas e outros, para discutir metodologias e enfrentamento desse grande mal que assola nosso país, que é a mortalidade no trânsito”.

Ele lembrou que o Detran da Paraíba foi reconhecido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), com premiação na categoria “Iniciativas do Poder Público Estadual”, pelas ações de educação para o trânsito desenvolvidas nos 223 municípios paraibanos. “Só três Detrans no país receberam essa premiação: Paraíba, Paraná e São Paulo. No nosso caso, pelas ações de educação para o trânsito dentro do projeto ‘Detran quatro estações, trânsito seguro de verão a verão’. É muito importante a gente fomentar e incutir na cabeça da nossa população que educação para o trânsito, assim como a fiscalização, são dois pilares fundamentais para redução da mortalidade no trânsito”.

Para a diretora Roberta Neiva, “é importante a participação do Detran da Paraíba no evento, para que nós possamos trocar experiências e aumentar o repertório de ações, já que o programa ‘Paraíba pela paz no trânsito’ tem o objetivo da redução do número de mortos e lesionados no trânsito em toda Paraíba. Como também colocar em prática o pilar da educação previsto no Pnatrans, programa do Governo Federal para redução dos índices de mortalidade no trânsito. Assim nós vamos promover uma cultura de paz e a transformação do trânsito em nosso estado”.