Notícias

Detran-PB participa de seminário internacional para debater segurança viária no país

publicado: 03/12/2024 12h52, última modificação: 03/12/2024 12h52
A solenidade de abertura foi comandada pelo secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

O Detran da Paraíba, por meio do superintendente Isaías Gualberto, da diretora de Operações Roberta Neiva e equipe, está participando da 3ª edição do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito, promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O evento segue até esta quarta-feira (4), na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com a presença de autoridades e demais especialistas no assunto. A solenidade de abertura, nessa segunda-feira (2), foi comandada pelo secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

“Tanto o conceito desse seminário quanto as campanhas do ano que vem estão focando cada vez mais nos fatores de risco e invertendo a perspectiva de educação no trânsito, para pensar não só na educação do condutor e do pedestre, mas também do gestor de trânsito. O sistema tem que ser seguro”, pontuou Adrualdo.

O superintendente Isaías Gualberto, que fez um pronunciamento na solenidade de abertura do seminário, destacou a importância do evento, para discutir a grande problemática do Brasil e do mundo, que é a mortalidade no trânsito. “Vamos discutir essa guerra diária que estamos enfrentando no país. No caso da Paraíba, 73% das mortes são de motociclistas, na sua grande maioria pessoas do sexo masculino e jovens. Então, é muito importante darmos as mãos, para tentar mitigar esse grande problema que enfrentamos no nosso dia a dia”, enfatizou.

Nesta terça-feira (3), a diretora Roberta Neiva integrou o painel sobre Gestão de Velocidades, ao lado de outros especialistas. “A gente vai conversar de uma perspectiva internacional sobre a gestão da velocidade e eu tenho uma ideia sobre porque a gente anda tão acelerado. Não dá pra falar de velocidade sem falar de pessoas, de gente, do ser humano. Tudo que vai ser feito ou falado sobre trânsito sempre tem que ter em vista a pessoa. Então a gente vive hoje a era cibernética, onde no mundo virtual, que é uma simulação da realidade, temos tudo com um clique. Só que o mudo virtual é produzido e tem as regras criadas pela criatividade humana, pela nossa inteligência”, assegurou Roberta, ao abrir o debate.

Os painéis contam com as participações de representantes do governo, de órgãos públicos, de entidades privadas e de acadêmicos. O lema desta 3ª edição do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito é “Paz no trânsito começa por você”. Entre os temas, o destaque é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como meta reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030, salvando cerca de 86 mil vidas.

A programação segue até a quarta-feira. O último dia do evento fica por conta das oficinas técnicas, que vão tratar de tópicos como métricas para ruas seguras, ativas e sustentáveis; evolução do marco regulatório na legislação de trânsito; planejamento e desenho da infraestrutura cicloviária; uso da inteligência artificial para ações de educação no trânsito, e aprimoramento do sistema de dados rodoviários para prevenção de sinistros.

A gerente de Educação para o Trânsito, Ariana Nogueira, e a coordenadora do Pnatrans, Greyce Santos, também estão participando da edição atual do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito.

registrado em: