Detran-PB participa de seminário sobre inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista no trânsito

publicado: 17/09/2024 11h37, última modificação: 17/09/2024 11h38
No encontro foi debatida a importância de reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas com TEA

Com o tema “Direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no trânsito”, os dirigentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB) promoveram um seminário que discutiu os aspectos relevantes das necessidades e direitos da pessoa com deficiência, em especial com TEA. A capacitação ocorreu no auditório da OAB, nessa segunda-feira (16), com a participação de servidores dos órgãos envolvidos e que compõem o Sistema Nacional de Trânsito no Estado.

No encontro foi debatida a importância da inclusão da pessoa com deficiência, com o objetivo de atender a uma demanda e reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas com TEA. O tema central apresentou informações para o aperfeiçoamento dos agentes de ponta, quando foram explanados direitos e a necessidade de respeito à dignidade, à educação, com garantias de ingresso, acesso e de segurança no trânsito.

O superintendente Isaías Gualberto destacou a importância da participação do Detran-PB no seminário organizado em conjunto com os demais órgãos, “para discutir a inclusão de pessoas com deficiência, de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, e trazer também o pensamento dos pais desses adolescentes, para incluí-los da melhor forma possível”.

Ele acrescentou que o Detran-PB hoje é um dos órgãos públicos que mais trabalha com integração. “Nós temos no órgão quase 100 pessoas com diversas deficiências e, na sua maioria, prestam um excelente serviço à sociedade paraibana. Então é importante a gente cada vez mais discutir formas para poder incluir essas pessoas também no trânsito, transformando a segurança viária no nosso Estado”.

Durante o evento, a diretora de Operações Roberta Neiva ressaltou que essa capacitação é uma medida de integração entre as instituições e de inclusão das pessoas com TEA, “para que o trânsito seja também um lugar de acolhimento e de um serviço de excelência para elas”.

A mesa do seminário foi presidida por Giordana Coutinho, presidente da Comissão de Direito do Trânsito da OAB-PB, e composta pelo superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto; pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão do MPF, Janaína de Souza; pelo superintendente da PRF, Pedro Ivo; pela presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência da OAB-PB, Giovanna Mayer; pelo representante do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba, Ricácio Cruz, e pelo presidente da Comissão dos Direitos dos Autistas da OAB, Paulo da Luz.