Detran-PB promove ações para celebrar o Dia do Agente de Trânsito

publicado: 24/09/2019 10h24, última modificação: 24/09/2019 10h24
Na ocasião, o major Castro lembrou os 7 anos de criação da Lei Seca no Estado

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Agente de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) iniciou sua programação, nessa segunda-feira (23), reunindo os 56 profissionais do órgão, na sede da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), numa solenidade aberta pelo superintendente Agamenon Vieira, sob o comando da coordenadora de Educação de Trânsito, Ana Paula Buzetto.

O ato contou com a participação do major Edmilson Castro, coordenador de Policiamento e da Operação Lei Seca, além de representantes do Sest/Senat e do Sindicato dos Trabalhadores do Detran-PB (SindTTran).

Durante seu pronunciamento, o superintendente parabenizou os presentes e destacou a importância dos agentes de trânsito, no propósito de fiscalizar e combater os altos índices de mortes e acidentes nas vias e rodovias da Paraíba. O evento seguiu com a palestra “Você sabe com quem está falando? Uma gestão de conflitos”, proferida pelo coronel Onivan Oliveira, sobre o comportamento dos agentes durante as abordagens no trânsito.

Em seguida, os membros da Operação Lei Seca receberam certificados pela participação no curso de Direção Preventiva e prática de direção veicular, ocorrido na segunda-feira (dia 16), no Sest/Senat. Na ocasião, o major Castro lembrou os 7 anos de criação da Lei Seca no Estado, destacando que mais de 200 mil pessoas foram abordadas pelos agentes de trânsito. Ele concluiu afirmando que se sente honrado e satisfeito em fazer parte dessa equipe.

Ação de Visibilidade aos Agentes de Trânsito - Em parceria com os órgãos envolvidos no sistema de trânsito no Estado, o Detran-PB participou de uma ação integrada na parte da tarde. Ela teve início às 14h, na Lagoa do Parque Solon de Lucena, com uma panfletagem junto aos transeuntes. Às 15h, todos saíram em carreata pela Epitácio Pessoa, até o Busto de Tamandaré, onde aconteceu uma exposição dos equipamentos utilizados pelos órgãos de segurança na Paraíba.

A Ação de Visibilidade aos Agentes de Trânsito da Paraíba contou com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sesds), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba (BPTran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob/JP), Semob/Santa Rita, Semob/Cabedelo, Departamento Municipal de Trânsito de Bayeux (DMTran), Coordenadoria de Mobilidade e Trânsito do Conde (CMT) e Secretaria de Estado da Saúde (Projeto Vida no Trânsito).

A ação fez parte da programação estadual da Semana Nacional de Trânsito, que tem o propósito de alertar a população sobre os altos índices de mortes e acidentes nas vias e rodovias do Estado, do Brasil e do mundo.