Notícias

Detran-PB recebe visita de servidores do Detran de São Paulo para acompanhar experiências na área de habilitação

publicado: 28/04/2023 14h21, última modificação: 28/04/2023 15h29
O Detran da Paraíba foi o primeiro do Nordeste a implantar o sistema de provas teóricas remotas

Servidores do Detran de São Paulo estiveram, durante três dias, em visita técnica às dependências da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), em Mangabeira, com a finalidade de acompanhar, in loco, os procedimentos para obtenção da CNH, em especial a aplicação das provas de Legislação de Trânsito de forma remota, por meio do sistema utilizado pela Paraíba, implantado em agosto do ano passado.

A equipe do Detran-SP, composta por Talita Rodrigues, diretora de Habilitação; Gabriela Duarte, diretora de Fiscalização de Habilitação, e Danilo Caires, do Atendimento, foi ciceroneada pelo gerente de Expedição de CNH, Jouberth Henry, e recebida pelo superintendente Isaías Gualberto, pela diretora de Operações, Roberta Neiva, e pelos coordenadores da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), da Comissão de Credenciamento e Fiscalização das Autoescolas, da Assessoria de Tecnologia da Informação, do Registro Nacional de CNH e do Atendimento do Detran da Paraíba.

Os exames teóricos para obtenção da carteira de habilitação passaram a ser aplicados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados ao Detran-PB, em todo o Estado. A medida foi estabelecida pela Portaria Nº 130/2022, da Direção do órgão, visando dar mais celeridade e praticidade na realização das provas, já que alcança um maior número de candidatos, sem a necessidade de deslocamentos para municípios distantes.

O Detran da Paraíba foi o primeiro do Nordeste a implantar o sistema, em parceria com as autoescolas. Com isso, o processo de habilitação se tornou mais ágil e fácil, com tudo realizado nas autoescolas, desde as aulas até as provas, que são elaboradas e fiscalizadas pelo Detran, por meio de monitoramento. “Foi um avanço tecnológico muito grande, através de uma inteligência artificial, garantindo mais segurança e mais opções aos usuários”, disse o superintendente Isaías Gualberto.

Segundo a diretora de Habilitação do Detran de São Paulo, Talita Rodrigues, “em contato com outros estados, verificamos que a Paraíba possui um modelo de aplicação de prova teórica no formato EAD bastante interessante, devido aos níveis de segurança implementados nas provas. Esse monitoramento permite identificar de uma forma mais fácil eventuais fraudes e irregularidades que ocorrem na realização do exame teórico e, com isso, ter um trabalho otimizado na fiscalização desses exames”. São Paulo emite 30 mil carteiras de habilitação por dia.

O novo sistema levou em consideração um alto congestionamento de demandas concentradas nas unidades físicas do Detran-PB e a baixa democratização do processo de obtenção e renovação da CNH. Durante a visita técnica, os servidores do Detran-SP conheceram a sala de monitoramento, a pista de provas dos exames práticos e acompanharam a aplicação de prova remota em uma autoescola do bairro de Mangabeira.

 

registrado em: