Notícias

Detran-PB vai aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) nesta quinta-feira

publicado: 11/05/2022 14h04, última modificação: 11/05/2022 14h09
A iniciativa faz parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos

Em solenidade marcada para esta quinta-feira (12), às 15h, no auditório do Garden Hotel, em Campina Grande, o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, e o secretário da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Frederico Carneiro, assinam o Termo de Compromisso para implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), instituído por meio da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 871/2021.

O Pnatrans é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura, por meio da Senatran, e faz parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos. O plano foi reforçado no ano passado, quando foram incorporados conceitos e sistemas seguros, que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito deve ser compartilhada por todos aqueles que utilizam as vias públicas.

O Plano se junta às ações positivas já existentes em prol da segurança no trânsito e dá um passo adiante ao propor iniciativas pautadas em seis pilares fundamentais para o desenvolvimento das propostas, permitindo que a questão seja abordada em suas diversas vertentes: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas, e Normatização e Fiscalização.

Para o superintendente Isaías Gualberto, a assinatura do Termo de Compromisso para implantação do Pnatrans será um grande marco na construção de um trânsito mais seguro no país e na Paraíba. "O Sistema Nacional de Trânsito é composto por diversos órgãos, cada um com a sua devida importância para, juntos, trabalharem pela conscientização coletiva em torno de um trânsito menos violento e mais seguro. Enfrentamos hoje o similar à guerra da Ucrânia no trânsito brasileiro, com o absurdo do número de mortos e sequelados, que destrói lares e repercute na cadeia produtiva do país”, afirmou.

De acordo com a programação oficial da solenidade, o Termo de Compromisso do Pnatrans ocorrerá durante o Seminário Municipal de Redução de Acidentes: Formalização do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT) e do Aplicativo Julia (Juntas Livres do Assédio), promovido pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande.

registrado em: