Notícias

Direção do Detran-PB apresenta relatório com balanço da gestão de 2022

publicado: 20/12/2022 13h10, última modificação: 20/12/2022 14h06
Destacando os avanços do órgão, especialmente na área digital

WhatsApp Image 2022-12-20 at 11.25.58.jpegO superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, fez um balanço da gestão de 2022, nesta terça-feira (dia 20), na sede do órgão, em Mangabeira. A apresentação contou com as presenças da diretora de Operações, Roberta Neiva; do diretor administrativo, Celso Fernandes; de jornalistas e servidores da autarquia. 

Na ocasião, ele destacou os avanços na área digital, com serviços que facilitaram a vida dos usuários, a exemplo do primeiro emplacamento eletrônico, que pode ser feito sem sair de casa, bem como do leilão eletrônico, sem a necessidade do uso de papel, quando foram arrematados quase 3 mil veículos. 

A prova remota de Legislação de Trânsito, aplicada nas autoescolas, foi mais um avanço na área digital, facilitando o acesso à obtenção da CNH pelo candidato. Na apresentação, o superintendente Isaías Gualberto também destacou os investimentos para capacitação dos servidores, a quem agradeceu pelo empenho e compromisso com a gestão. “Foi um ano muito profícuo e eu tenho gratidão pelo trabalho desempenhado por cada um de vocês, com suor, sangue e lágrimas”. 

O Detran também avançou na criação de canais de atendimento aos usuários, disponibilizando 2 números de whatsapps e 6 números de celulares, para dirimir as dúvidas dos condutores e candidatos à CNH. 

No tocante à Operação Lei Seca, ele disse que os números demonstram o trabalho realizado pelo coordenador, coronel Rochester Vale, presente ao evento, e pelos agentes de trânsito. Em 2022, foram realizados quase 8 mil testes de etilômetro, mais de 2 mil remoções de veículos aos pátios do Detran, quase 2.500 notificações por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e quase 600 CNHs recolhidas. Durante a gestão, a Operação Lei Seca contou com novos fardamentos e equipamentos, a exemplo de rádios para comunicação e coletes à prova de balas. 

WhatsApp Image 2022-12-20 at 11.25.57.jpegNa área de veículos, a atual gestão criou 5 regionais (Cajazeiras, Patos, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa); aumentou em 100 por cento o número de auditores dos processos de veículos em todo o Estado; reestruturou os acessos em respeito à Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) e instalou o setor de atendimento exclusivo aos despachantes. 

Já no setor de habilitação, houve um aumento de 40% de vagas para provas práticas; inserção de protótipos de ciclista na pista de provas; Interiorização da Junta Médica para Campina Grande e para o Sertão; Agendamentos via web e criação da Junta Psicológica, para julgar os recursos da área. 

No setor de Educação de Trânsito, o superintendente Isaías Gualberto destacou a realização do Concurso de Redação “Desafio Nota 1000”, com alunos da rede estadual de ensino, quando os vencedores foram premiados com notebooks oferecidos pela autarquia. O movimento mundial Maio Amarelo também foi ponto de destaque, pelo papel e ações que representam no combate às mortes e sequelas no trânsito. Sempre com uma vasta programação, as mobilizações ocupam ruas de João Pessoa e do interior do Estado. 

balanco2022.jpegEncerrando o evento, a prestação de contas contou com a divulgação do planejamento para 2023, com novas campanhas educativas, inclusive por meio de edital para patrocínio dos clubes de futebol da Paraíba, que divulgarão dicas de como se comportar no trânsito, para evitar os sinistros; continuidade das ações de fomento à educação básica, fundamental e média sobre a importância da segurança no trânsito. 

Na área de infraestrutura, contará com reformas e manutenção na sede, nas Ciretrans e postos de atendimento, bem como a construção da Escola Pública de Trânsito, em Mangabeira.

 

registrado em: