Notícias

Fim do prazo para renovação do Exame Toxicológico é destaque no Detran em Movimento

publicado: 29/04/2024 12h03, última modificação: 29/04/2024 12h04
Na Paraíba, são 41 mil motoristas irregulares

O programa Detran em Movimento do último sábado (27) transmitiu entrevista com Jouberth Henry, gerente de Expedição de CNH. O tema do programa foi o encerramento do prazo para renovação do Exame Toxicológico para os condutores das categorias C, D ou E, nesta terça-feira (30).

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda estão em situação irregular em todo o Brasil. Na Paraíba, são 41 mil motoristas irregulares. Caso eles não façam o teste até esta terça, poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio, conforme o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A não realização do exame dentro do período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

“Os portadores das categorias C, D e E são aqueles habilitados a dirigir veículos de maior porte, como caminhões, vans de transporte coletivo, ônibus, transporte escolar... O exame detecta substâncias ilícitas, como drogas de uma forma geral. Substâncias que geralmente causam dependências, utilizadas pra manter a pessoa mais alerta, que já foi uma prática muito comum e, com essa exigência do Exame Toxicológico, a gente vê uma diminuição da utilização desse tipo de substância”, esclareceu Jouberth.

O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Cláudia Carvalho e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify, Deezer, Rádio Public, Anchor, outro de sua preferência, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.

Ouça agora!

registrado em: