Notícias

Governador João Azevêdo abre Semana Nacional de Trânsito ao lado dos gestores do Detran-PB e da Secretaria da Educação

publicado: 19/09/2025 16h21, última modificação: 19/09/2025 16h22
O tema da SNT 2025 é o mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo deste ano: “Desacelere! Seu bem maior é a vida”

Com a finalidade de reforçar a discussão em torno da violência, sinistros e mortes nas vias e rodovias do estado, o governador João Azevêdo, ao lado do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Isaías Gualberto, e do secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, abriu oficialmente, nesta sexta-feira (19), a Semana Nacional de Trânsito (SNT) na Paraíba. A solenidade aconteceu na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), com a entrega da premiação de notebooks aos autores das redações mais bem avaliadas pelo Programa Desafio Nota 1000.

Anualmente celebrada no período de 18 a 25 de setembro, o tema da SNT 2025 é o mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo deste ano: “Desacelere! Seu bem maior é a vida”, escolhido por votação popular. Faz alusão à necessidade de se pensar no cuidado com o excesso de velocidade, na harmonia no tráfego, na acessibilidade e sustentabilidade, para promover um trânsito mais seguro e humano na hora de dirigir um carro, pilotar uma moto ou como ciclista ou pedestre.

Desafio Nota 1000 – A Edição especial do Programa de Redação Desafio Nota 1000, fruto da parceria entre o Detran-PB e a SEE destacou as questões que envolvem o trânsito na Paraíba, em contraponto ao crescente número de mortos e sequelados, com o propósito de fortalecer e disseminar uma cultura de mais cuidado no trânsito, valorizando a vida de cada um, em especial dos motociclistas, que registram o maior número de vítimas.

Com base nisso, o concurso adotou como tema da redação deste ano “Motociclistas e segurança viária: os impactos dos sinistros de trânsito na saúde pública brasileira”. Os textos foram produzidos pelos alunos do ensino médio da rede estadual e os autores das redações mais bem avaliadas foram contemplados, durante a solenidade de abertura, com 32 notebooks concedidos pelo Detran-PB, sendo premiados dois estudantes em cada Gerência Regional de Educação (GRE).

Durante a solenidade, o governador João Azevêdo disse que o trânsito trata-se de uma pauta muito importante. “Quando recebo os relatórios dos hospitais de Traumas a gente se assusta com os números. Somente nos dois grandes hospitais da Paraíba, mais de 102 mil pessoas foram vítimas de sinistros de trânsito nesses últimos anos. O sistema de saúde poderia estar atendendo muito mais pessoas. Trata-se de uma epidemia, com 80% dos leitos ocupados com vítimas do trânsito. Vivemos uma guerra e é preciso uma mudança radical. E por isso é importante essa parceria entre o Detran e a Secretaria da Educação”, enfatizou.

Na ocasião, o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, destacou a necessidade de manter acesa a chama da discussão da segurança no trânsito.  Para ele, é preciso refletir que no trânsito a dinâmica é diferente das ações policiais. “Se adotarmos as mesmas medidas, encontramos obstáculos, porque a população resiste aos órgãos de fiscalização. E o poder público nos municípios não tem demonstrado essa preocupação, porque não se interessam pela municipalização do trânsito. É preciso uma reflexão para que a população tenha a consciência de que a fiscalização é para o seu bem”, concluiu.

Após entregar a Medalha “Mérito do Trânsito” ao governador João Azevêdo, o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, ressaltou a importância de todos os componentes da mesa, na solenidade, para a temática do trânsito. “A medalha é o reconhecimento das ações do Governo com o propósito de salvar vidas. O Programa Paraíba pela Paz no Trânsito, criado para reduzir a mortalidade e sinistralidade no trânsito na Paraíba, é um exemplo disso. Temos um grande desafio, que é estudar as causas do problema e nem sempre a consequência”, afirmou e ressaltou ainda a parceria com a Secretaria da Educação, por meio do concurso de redação Desafio Nota 1000.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, reforçou a importância da parceria com o Detran da Paraíba. “É muito importante para nós da Secretaria de Educação contarmos, no dia a dia, com a verdadeira parceria com o Detran, para levarmos a educação no trânsito para as escolas. Essa parceria não se resume a premiar aqueles que fizeram a boa redação. O Detran e o tema da educação no trânsito estão presentes nas nossas escolas, estão presentes como tema transversal, junto aos nossos professores”.

Já a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, afirmou que o trânsito faz parte do nosso cotidiano. “Ele conecta histórias, famílias, sonhos e oportunidades. Mas, infelizmente, também pode ser cenário de perdas que poderiam ser evitadas. Por isso, esta semana não é apenas uma campanha: é um convite à reflexão, à responsabilidade e à mudança de comportamento. É importante destacar que o trabalho integrado entre órgãos e instituições tem sido a marca da gestão do Governo do Estado, porque somente unidos conseguiremos alcançar resultados ainda mais significativos na proteção da vida”, reforçou.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, Pedro Ivo Nogueira, salientou que, infelizmente, o trânsito não é um lugar democrático e que não se pode colocar a culpa somente no condutor. “Como gestores públicos temos que equalizar esse processo, com o objetivo de salvar vidas. O trânsito engloba uma questão social. Também precisamos avançar com o processo de municipalização do trânsito e investir em pedestres e em ciclovias, devolvendo as cidades para as pessoas”.

Representando os demais premiados, Rian Sousa, primeiro lugar da 5ª GRE, aluno da Escola Senador José Gaudêncio, em Serra Branca, destacou que “somos todos vencedores no desafio e nas suas trajetórias. Também represento uma comunidade quilombola, cuja história é baseada na luta e na resistência”. Para ele, o tema da redação é uma aula de cidadania no trânsito e reforçou que todos os jovens podem estudar e ocupar qualquer lugar que deseje, por meio dos programas do Governo na área da educação”.

Ainda participaram do evento a diretora de Operações Roberta Neiva, o diretor Administrativo Celso Fernandes, além de agentes e servidores do Detran-PB; Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca; secretário da Administração Penitenciária, João Alves; delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo; diretor-geral do Hospital de Trauma de João Pessoa, médico Laecio Bragante; delegada-adjunta da Polícia Civil, Cassandra Duarte; diretor de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fleming Cabral, além de representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Corpo de Bombeiros, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Segue a relação dos estudantes contemplados com as premiações:

Resultado Redação Nota 1000 2025

registrado em: