Governo do Estado e Detran-PB inauguram Posto de Trânsito da cidade de Alagoa Nova

publicado: 30/08/2024 11h11, última modificação: 30/08/2024 11h11
O posto vai oferecer os serviços de Habilitação e de Registro de Veículos.

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), inaugurou, nessa quinta-feira (29), o Posto de Trânsito da cidade de Alagoa Nova, numa parceria com a Prefeitura daquele município. A solenidade de instalação foi presidida pelo superintendente Isaías Gualberto, acompanhado pelo deputado federal Gervásio Maia, deputado estadual Melchior Batista, diretora de Operações Roberta Neiva, demais servidores do órgão, além de autoridades estaduais e locais.

O 29º Posto de Trânsito do Estado foi instalado no prédio situado na Praça Dr. João Tavares, S/N, Centro, cedido pelo Governo da Paraíba para a Prefeitura de Alagoa Nova e repassado para o Detran-PB, consolidando essa parceria entre os órgãos em benefício da população do município e arredores, a exemplo das cidades de Matinhas e de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Brejo Paraibano.

O município de Alagoa Nova fica a 148 km de João Pessoa e tem uma população de cerca de 21 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022. Mas a nova unidade do Detran-PB vai beneficiar cerca de 40 mil pessoas, somando a população das cidades circunvizinhas. O posto vai oferecer os serviços de Habilitação (captura e foto) e de Registro de Veículos.

Durante a inauguração, o superintendente Isaías Gualberto disse da gratidão às pessoas e órgãos que foram fundamentais para a instalação do Posto de Trânsito de Alagoa Nova. “Esse equipamento é muito importante, porque os cidadãos de Alagoa Nova não mais precisarão se descolocar para outras cidades, como Campina Grande, para dar entrada na sua habilitação ou no registro de seus veículos”, destacou.

Ele também ressaltou que, com essa parceria, será intensificado o trabalho de educação para o trânsito no município, “a fim de mitigar o problema que hoje afeta o país e a Paraíba, que é o índice de mortalidade no trânsito, principalmente de motociclistas, que são responsáveis por 70% das mortes de trânsito no nosso estado”, concluiu.

Na ocasião, o deputado Gervásio Maia disse da alegria de estar mais uma vez em Alagoa Nova, “que tenho um bem-querer e um compromisso enorme, e por estar participando de mais uma conquista do município”. Saldou a todos os servidores do Detran, desde os diretores até os agentes da Lei Seca, “que são muito respeitados na Paraíba pelo seu trabalho. O que estamos vivendo aqui hoje faz parte de algo que nem nos nossos melhores sonhos, imaginávamos que viveríamos. A Paraíba está ensinando a estados ricos da federação, que é possível perseverar e se desenvolver. Fico muito feliz de ter um Detran que é um exemplo para o nosso estado, administrado por um time que faz um trabalho com tanta paixão”, destacou o deputado federal.

Já o deputado Melchior Batista falou da sua satisfação pela reparação de um erro histórico, criando uma estrutura para acolher os motoristas. “Uma das primeiras ações de segurança numa cidade, para garantir a harmonia, a paz e ordenamento da sociedade é quando a gente respeita as leis de trânsito. É o primeiro passo para ter uma cultura de paz dentro de uma cidade e de um estado”. Ele parabenizou o Detran e toda a sua equipe pelo que o órgão representa hoje na Paraíba, “sendo gerido por homens de bem, que fortalece a nossa sociedade. Quem ganha é o povo de Alagoa Nova, que não vai mais precisar sair pra Campina Grande, porque esses serviços agora estão na porta de casa”.

A solenidade ainda contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Alagoa Nova, vereador Severino Ricardo; secretário de Administração, Valderi Vieira; secretário de Planejamento, Carlos Martins; secretário de Transportes, Valdir Martins, secretário de Saúde, Pedro Flávio; chefe do novo Posto de Trânsito, Stephano Tomaz; coordenador de Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra, além de agentes da Operação Lei Seca; da coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira; chefe da Ciretran de Campina Grande, Renato Maracajá, e de representantes da Polícia Militar.