Notícias
Paraíba e demais Detrans participam da ANDTech em São Paulo para debater inovações no trânsito
A Associação Nacional dos Detrans (AND) realiza, desde essa quarta-feira (4) até esta quinta-feira (5), a primeira edição da ANDTech – Tecnologias que conectam, um encontro nacional voltado a inovações nos serviços de trânsito. O evento acontece no Distrito Anhembi, na capital paulista, numa parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
A Paraíba está representada pelo superintendente Isaías Gualberto; pela diretora de Operações, Roberta Neiva; pelo gerente de Tecnologia da Informação, Israel Neto, e pelo presidente da Comissão de Leilão, Alberto Soares, com a finalidade de discutir soluções digitais voltadas à modernização e eficiência dos serviços públicos de trânsito no Brasil. A ANDTech reúne representantes dos 27 Detrans.
Segundo a Direção da AND, com foco em inteligência artificial, automação, análise de dados e cidades inteligentes, a proposta do evento é impulsionar a digitalização de processos, fortalecer a integração entre os órgãos estaduais e fomentar um ambiente colaborativo para a troca de experiências e boas práticas. “Muito mais que um encontro, a ANDTech tem como objetivo aproximar a sociedade de soluções tecnológicas que tornam o trânsito mais seguro, eficiente e inteligente”, afirmou o presidente da AND, Givaldo Vieira.
A programação inclui painéis temáticos, exposições tecnológicas, demonstrações práticas, espaços de networking e debates sobre o futuro da mobilidade urbana, englobando temas como: Tendências e desafios da transformação digital no setor público, Mobilidade humana na era da IA, Soluções inovadoras para o setor de veículos, Uso de dados e tecnologia na segurança viária, Atendimento com IA conversacional, Governo digital e eficiência no setor público e Pedágio Free Flow e novas tecnologias de mobilidade.
Fórum de Leilões - No dia anterior à abertura oficial do evento ocorreu o Fórum de Leilões, coordenado pela diretora de Operações Roberta Neiva. O Detran-PB foi o único do Nordeste a ter uma coordenação no Fórum Técnico da AND. Na sua palestra, Roberta Neiva abordou temas voltados à tecnologia, à necessidade de automação e à segurança de dados, detalhando sobre integração de sistema, desvinculação de processos e pós-leilão.