Notícias
Superintendente do Detran-PB recebe secretário da Senatran
Em visita às dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), nesta sexta-feira (13), o secretário Frederico Carneiro, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foi recebido pelo superintendente Isaías Gualberto e demais gestores do órgão. Durante a visita, eles trocaram ideias sobre projetos e ações desenvolvidas com o intuito de prestar um serviço de excelência à população, bem como diminuir o número de sinistros, com mortes e lesões nas vias e rodovias do país e da Paraíba.
Entre os temas administrativos abordados durante o encontro, destacaram-se as ações em torno da necessidade de remover os veículos dos pátios do Detran-PB e de demais órgãos estaduais de policiamento de trânsito, por meio da realização de leilões e outras iniciativas. Além disso, a importância do agendamento para prestar um atendimento disciplinado e eficaz; avanços do setor da Tecnologia da Informação; ações da Lei Seca, entre outros.
O secretário Frederico Carneiro se encontra na Paraíba desde essa quinta-feira (12), quando participou, em Campina Grande, da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), instituído por meio da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 871/2021.
O Pnatrans é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura, por meio da Senatran, e faz parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país, nos próximos 10 anos. O plano foi reforçado no ano passado, quando foram incorporados novos conceitos e sistemas, que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito deve ser compartilhada por todos aqueles que utilizam as vias públicas.
O Plano se junta às ações positivas já existentes em prol da segurança no trânsito e dá um passo adiante ao propor iniciativas pautadas em seis pilares fundamentais para o desenvolvimento das propostas, permitindo que a questão seja abordada em suas diversas vertentes: Gestão da Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas, e Normatização e Fiscalização.