Notícias

Vistorias em transportes escolares na Região de Cabaceiras e Guarabira reprovam 32 veículos

publicado: 21/10/2025 11h09, última modificação: 21/10/2025 12h00
As fiscalizações resultaram em 67 aprovados e 32 reprovados

O Detran-PB realizou, no último fim de semana (18 e 19 de outubro), mais uma etapa do cronograma de fiscalização dos transportes escolares em diferentes municípios do estado. As ações ocorreram em Cabaceiras, no sábado (18), e em Guarabira, no domingo (19), com apoio do Ministério Público da Paraíba, do BPTran, do Imeq e do Inmetro.

Ao todo, 99 veículos foram inspecionados, resultando em 67 aprovados e 32 reprovados por apresentarem irregularidades que comprometem a segurança no transporte dos estudantes.

A fiscalização aconteceu na Região de Cabaceiras, onde foram vistoriados 57 veículos escolares, vindos de nove municípios. Desses, 42 foram aprovados e 15 reprovados. Entre os destaques positivos está o desempenho de Cabaceiras, onde todos os oito veículos inspecionados foram aprovados. Outros municípios também apresentaram bons resultados, como Boqueirão (11 veículos aprovados de 12) e Riacho de Santo Antônio (7 de 8). As vistorias extraordinárias incluíram ainda veículos de Campina Grande, Boa Vista, Lagoa Seca e da UEPB, totalizando 13 ônibus, todos aprovados.

No domingo (19), a equipe técnica do Detran-PB seguiu para a cidade de Guarabira, onde foram vistoriados 42 veículos escolares de oito municípios da região. O balanço final apontou 25 aprovações e 17 reprovações. O município de Pilões apresentou o melhor índice da regional, com 13 veículos aprovados de um total de 16. Já Araçagi teve cinco aprovações e três reprovações.

De acordo com o coordenador de Fiscalização do Transporte Escolar do Detran-PB, Dilo Alves, as inspeções seguem um cronograma definido em conjunto com o MPPB e visam assegurar que os veículos utilizados no transporte de estudantes atendam aos requisitos mínimos de segurança.

“Nosso objetivo é garantir que as crianças e adolescentes cheguem à escola com segurança. Essa vistoria preventiva evita acidentes e reforça o compromisso do Detran-PB com a proteção dos alunos e a responsabilidade dos condutores”, destacou Dilo.

Participaram das ações os servidores Tiago Abílio, Reryson Alexandre e Carlos Jorge, responsáveis pelas vistorias deste fim de semana. As próximas operações estão previstas para acontecer no dia 23 de novembro, nas cidades de Areia e Umbuzeiro.

registrado em: